domingo, 10 de maio de 2009

Juventude portadora de uma história que conquista e constrói o Ideal


Como surgiu a ideia do Encontro Nacional?

No dia 19 de julho de 2008, durante as missões de Tremembé, algumas jovens de Santa Maria e de São Paulo conversaram e tiveram a idéia de reunir a JUFEM do Brasil inteiro em um Encontro Nacional já em 2009.Conversando sobre o assunto, compartilharam que em 2006 algumas jovens dos regionais São Paulo e Paraná , preparando um encontro sobre o Ideal Nacional, questionaram-se se toda a JUFEM do Brasil pensava e vivia do mesmo jeito o nosso Ideal.

Em 2005, num encontro antes da Jornada Mundial de Colônia algumas meninas já sentiam que não era em todas as cidades que se via o mesmo ardor pelo Ideal. Na época, surgiu uma idéia para promover a unidade em torno do Ideal: que a Peregrina Nacional peregrinasse por todas as cidades onde tinha JUFEM a fim de unir a JUFEM do Brasil.

No ano de 2006 a JUFEM brasileira celebrou alguns Jubileus, festejados de formas diferentes nos regionais:

- Em Atibaia:
100 anos da 1ª dirigente da JUFEM na Alemanha
75 anos da JUFEM mundial
25 anos da coroação de Maria como Rainha da Juventude Brasileira – celebrada com a Re-coroação da MTA com o mesmo título e a coroa dos 50 lírios
10 anos do Ideal Nacional

- Em Santa Maria:
60 anos do primeiro grupo do Rio Grande do Sul
25 anos coroação da Rainha da Vitória do Pai no Reino dos Lírios – celebrada com a Re-coroação da Rainha da Vitória do Pai no Reino dos Lírios, com a coroa Lirial, símbolo do Regional-Sul
75 anos JUFEM mundial
10 anos Ideal Nacional

Um pouco mais de história...

Em 1981 a JUFEM celebrou seus 50 anos em um encontro em Schoenstatt, quando a Mãe foi coroada como Rainha da Juventude do Mundo Inteiro, com a coroa RTA. No Brasil, as jovens quiseram compartilhar a coroação e coroaram a MTA como Rainha da Juventude Brasileira com a coroa dos 50 lírios, em Atibaia.

Em Santa Maria, a Coroa Regiamente Puras (entregue pela primeira vez pelo primeiro grupo de JUFEM do regional ao Pai e Fundador em 1949) simbolizou a entrega de todo o Regional-Sul no encontro celebrativo. A Coroa Lirial foi levada a Schoenstatt pela representante do Regional no encontro da JUFEM mundial, juntamente com a bandeira de Santa Maria, que tem 50 lírios e 50 fios de ouro alusivos ao Jubileu de Ouro da Juventude.

Como chegamos até aqui?

Hoje vemos que a juventude no Brasil cresceu de uma forma orgânica, natural e em originalidade nos diferentes lugares. Entretanto, as gerações se sucedem muito rápido e por isso existe o perigo de se perderem algumas coisas ao longo do caminho. Em 1969 aconteceu o 1º Encontro Nacional de Dirigentes e a partir daí cada juventude foi criando a sua vida própria. Por isso existem símbolos diferentes em cada lugar que antecederam o Ideal Nacional.

Isso representa uma dificuldade para a união?
Pelo contrário, isso nos dá a riqueza da variedade ao termos tantas maneiras de viver o Lírio do Pai Tabor para o Mundo.

Em 1992 foi celebrado o Jubileu do 20 de janeiro na Argentina, quando começou uma movimentação para um Ideal Nacional no Brasil, já que o Chile e a Argentina já tinham conquistado. As jovens presentes no Jubileu viam que o Brasil é grande, mas é um só. Todas, de norte a sul, tinham o mesmo sentimento de Brasil e por isso se sentiam uma só JUFEM, apesar da distância e da pouca comunicação entre os lugares. A partir desse encontro o ideal Nacional começou a ser trabalhado.

O Ideal e os Encontros Nacionais:

Em 1996 foi definido o Lema, e em 1998, o símbolo. Os encontros nacionais de dirigentes ocorriam de 2 em 2 anos. O símbolo foi elaborado pela Débora, da cidade de Caieiras, SP. No entanto, até hoje não está definida a nossa missão da Juventude Feminina Brasileira, os termos não foram definidos ou explicitados de forma prática na época do ideal. Além disso, de 1996 até hoje muitas coisas mudaram na vida da juventude, o que nos faz pensar sobre a atualidade do ideal. Era preciso um tempo de vivência desse Ideal para que isso acontecesse.

Quem sabe a nossa geração?

Esse é, portanto, objetivo central do Encontro Nacional: definir o que é ser JUFEM Brasil na prática: nossa missão, nossa vida, nossa identidade. Em outras palavras:
Queremos reconquistar o significado do Ideal Nacional por meio da reconquista da história da JUFEM no Brasil.

Queremos que ao final desse encontro cada menina saia dali com uma tarefa, uma meta. Que tenhamos alguma clareza sobre a nossa missão. Acreditamos que nós estamos na fase de saber os elementos principais da missão. Queremos partir para a prática: sair da linguagem simbólica do nosso Ideal e aprender como vivê-lo.

A JUFEM está pronta para isso??

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog meninas, é um ótimo meio para estarmos todas conectadas!!!

    Até setembrooo!!

    Beijão!!

    Paulinha - Jufem Curitiba!

    ResponderExcluir
  2. queee Liindo ;D
    TUDOOOO s2
    beeeijo,
    Gi atibaia ;)

    ResponderExcluir