quinta-feira, 23 de julho de 2009

Esclarecimentos sobre Gripe A

Estimada JUFEM brasileira e familiares, o Encontro Nacional da Juventude, que ocorrerá em setembro na cidade de Santa Maria – RS, tem levantado questionamentos, dúvidas e receios com relação à gripe A, visto que a cidade sede tem registrado número significativo de casos e suspeitas, criando polêmicas.

Por meio desta carta queremos informá-los que o encontro não tem previsão de ser cancelado, pois a situação não exige que isso ocorra. Apesar do alarde que está sendo feito pela mídia, explicaremos questionamentos conforme citações do Ministério da Saúde, o qual responde a dúvidas freqüentes que, provavelmente, devem estar perturbando vocês:


Quem está no grupo de risco?
O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.
Portanto, pedimos que as meninas que se enquadrarem em alguma dessas características não viagem.

Por que o Rio Grande do Sul registra tantos casos da influenza A (H1N1)?
Todos os anos, o Brasil registra ocorrências de casos graves e óbitos por gripe e doenças associadas, como pneumonia, em todas as regiões. Neste período do ano, que é inverno, sempre há maior ocorrência desses casos, em especial no RS e nos outros estados do Sul e Sudeste. Isso porque eles têm o inverno mais rigoroso e mais prolongado.
Além disso, no caso especifico da influenza A (H1N1), há países com maior número de casos que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul, como é o caso da Argentina. A disseminação da doença aumenta e não é indicado controlar o fluxo de pessoas na fronteira, pois isto não tem efeito na disseminação da doença.

Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe.
A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procurar seu médico ou ir a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Essas são as medidas que vamos salientar bastante aqui por Santa Maria para que sejam cumpridas!
Esse é um relatório resumido da situação atual, esperamos que ela não se altere muito até setembro, para podermos reforçá-la mais próximo à data do evento. Porém, se houver mudanças, informaremos imediatamente!
Os casos de morte em Santa Maria representam infelizes fatalidades. Já vimos que o quadro clínico da gripe A é muito semelhante ao de uma gripe comum, bem como a mortalidade da doença.
É por isso que não planejamos usar máscaras durante o encontro, imaginem como isso seria!!! Perderíamos o encanto, a concentração e a beleza do Nacional, da nossa colorida e alegre JUFEM!
Portanto, contamos com as orações de todos também nesse sentido, para que o nosso encontro possa ser belo conforme o planejado e livre de preocupações demasiadas. Agradecemos desde já a compreensão e a colaboração!
Qualquer dúvida contatem-nos! Atenciosamente, equipe de organização do Encontro Nacional 2009.
OBS.: as informações do texto foram atualizadas dia 23 de julho, caso queiram buscar mais, foram retiradas no site http://www.saude.gov.br/.
texto de: Ana Maria Hoppe, acadêmica de Medicina da UFSM.

6 comentários:

  1. Muito obrigada pelas informações!!
    Estaremos na oração aqui para que tudo ocorra bem!

    Abraços!
    Priscila - Jufem Jaraguá

    ResponderExcluir
  2. Minha linda Jufem Brasil....
    É a primeira vez q to escrevendo, mas eu faço parte da organização do encontro. Estamos eu e a Gabi de SM resposaveis sobre as musicas som e e etc... Fico feliz pelas informãções das meninas sobra a Gripe, e tbm coloco em orações tudo isso e nosso encontro. A Mãe cuidara perfeitamente!
    Bjs a todas e logo nos vemos em nossa encontro nacional

    Tate SP Jaragua

    ResponderExcluir
  3. Querida JUFEM Brasil!
    tenho certeza que nada irá estragar nosso encontro!
    Nosso pai e Fundador gostaria muito de ver nossa JUFEM TABOR reunida e irá abençoa-nos para que isso seja possível!
    A Mãe cuidará perfeitamente de tudo!
    Bjos e até setembro, RUMO AO NACIONAL!

    Sá, Jufem Frederico Westphalen, RS

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. é espero que por ai eles nao estejam cancelando tudo,por aqui eles estaum adiandO tudo,ta todo mundo sem aula...hunf!...Mas esperoque não seja adiado mesmo esse EN porque estou mais anciosa doq eu nunca pra que chgue logo..! "Rumo ao Nacional."

    Priscila, Ibiporã-PR

    ResponderExcluir
  6. Meninas, recebi um email com outras meninas digerindo de adiar o encontro. Qual é a possibilidade disso acontecer?
    Beijos

    ResponderExcluir