quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SIM PAI,TUDO POR TUA MISSÃO! TUDO PELA MISSÃO, MÃE, ENVIA-ME!


Ir. M. Diná Batista de Souza (Assessora para o Regional São Paulo)Ir. M. Lidiane Francisconi (Assessora para o Regional Paraná)Ir. M. Rosangela de Souza (Assessora para o Regional Sul e Nordeste)
12.08.2009

QUERIDA JUVENTUDE FEMININA DE SCHOENSTATT DO BRASIL TABOR
Por meio desta carta, queremos chegar até você para comunicar que, devido a difícil situação criada em nosso país, por causa da gripe H1N1 e seguindo as orientações da Igreja e dos responsáveis pela saúde pública,concluímos que é mais coerente adiarmos o nosso tão esperado Encontro Nacional.
Não é fácil para nós, assessoras, darmos esta notícia para você, pois sabemos do grande anseio que você traz no coração e de todos os preparativos práticos e espirituais que está fazendo para este encontro.
Conscientes de nossa grande responsabilidade perante seus pais ou responsáveis e sua própria vida e buscando compreender a vontade de Deus é que decidimos pelo adiamento do Encontro, mesmo sabendo o que tudo isso acarreta em reorganização para nós e toda a Equipe Nacional.
Porém, como filhas de Schoenstatt, não queremos ver esse acontecimento apenas de forma negativa. As respostas, você mesma já nos deu. Queremos e aspiramos ao heroísmo da filialidade, queremos dar o nosso TUDO pela missão e nossa querida RTA respondeu aos nossos anseios. “Assim está no plano”(JK), escreveu uma das meninas.
Olhamos para o futuro e afirmamos: o Encontro Nacional irá acontecer. A data vai aparecer! A própria Mãe de Deus, nossa Rainha dos Lírios, será Vitoriosa e nos mostrará o tempo, o momento. Agora ela espera o nosso Capital de Graças.
“O fogo não deve apagar, o trabalho tem de continuar!” Assim bradaram nossos jovens da União, há 90 anos. O mesmo vale agora.
Pedimos a todas as equipes que terminem conscienciosamente suas tarefas. Elas são muito importantes para a unidade nacional que vocês aspiram.
Nós assessoras, junto com a equipe nacional cuidaremos de regularizar a questão financeira de cada uma.
Assim que tivermos uma data confirmada, anunciaremos.
Fica para nós uma sugestão: depois que acalmar essa pandemia no Brasil, cada Regional poderia fazer um Encontro no seu Regional e refletir, assimilar juntas, para que Deus e nossa RTA permitiram que passássemos por esta situação?
Recebemos centenas de e-mails de jovens de todo o Brasil. Em cada um vimos a maturidade, a veracidade e o amor que cada uma tem pela Juventude. Mesmo em meio a aflição de decidirmos ou não a dar este passo, permanece a alegria de constatar como a Aliança de Amor produziu abundantes frutos entre a nossa juventude.
Nesta hora só podemos agradecer a Deus e suplicar confiantes: “Não te abandonaremos! Permanecemos fiéis em tua companhia! Carregamos o Reino em corações intatos.”
“Com a coroa em tua fronte, empunha o cetro sobre nossa vida e sobre toda a juventude feminina brasileira para que, unidas sob o ideal Lírio do Pai, Tabor para o mundo, possamos descobrir nossa missão de colaborar contigo na construção da unidade e da pureza no Brasil Tabor.” (Novena em preparação ao Encontro Nacional)

Seguem alguns testemunhos como a JUFEM nos acompanhou nesta decisão. A todas nossos sinceros agradecimentos.

“Alegro-me sobre o paraíso de Schoenstatt e desejo um florescimento e êxito perfeito”. JK

ALGUNS E-MAILS QUE RECEBEMOS DA JUVENTUDE

"olá meninas
realmente é uma decisão muito difícil, mas ainda assim penso como algumas que escreveram vamos, confiante MPHC, mas pensando naquelas que já sabem que não vão ou porque os pais não deixaram, ou porque são grupo de risco realmente começo a pensar nesse adiamento, pois é o Nacional e toda a Jufem tem que participar.
Estou rezando bem especialmente para que o Espírito Santo nos ilumine, nos fortifique, nos guie, nos console e nos revele o seu plano de amor.
No momento que escrevi esse e-mail tirei um telefoninho do Pai e Fundador, olha só o que ele nos diz, é de arrepiar:
'Precisamos ser fortes! Mas só o Espírito Santo pode ser nossa força. Ele nos mostrará como dar o nosso sim de modo inteligente.' Pe. J. Kentenich
Quando começaram os rumores 'será que vai ser adiado?' eu já pensei: 'Ah, não... Tomara que não seja! Já estamos na reta final... Depois pra acertar tudo de novo, todas irem, vai ser tão complicado!' , mas hoje já me pergunto se não é atravessar as coisas. A juventude precisa garantir que se não acontecer em 5 e 6, na data que for acontecer e, quando acontecer, será como se fosse na primeira data! A mesma alegria, a mesma vontade, a mesma doação!!!
Ao mesmo tempo, temos que olhar para o que Deus quer da gente e, isso... Só com a Juventude muito unida, muito com 'o coração e alma' em cima dessa decisão é que a gente vai conseguir ouvir!
Vamos ponderar... E pedir muito pra que seja feita mesmo a vontade de Deus!
Não vou repetir os argumentos, mas queria dizer que, na minha opinião, adiar o encontro não é o fim do mundo. Acho sinceramente que o mais difícil a MTA já fez - fazer surgir a necessidade de um encontro nacional no coração das meninas pela primeira vez, e as assessoras realmente comprarem a ideia como um presente da Mãe para todas nós, conseguir meninas que dispusessem seu tempo de uma maneira tão intensa e profunda à sua realização, com todas as atividades diárias que já tem, inflamar os corações das Jufems de todos os cantos do nosso país e reforçar a capacidade de trabalho delas para conseguir dinheiro das formas mais criativas possíveis... Mesmo que o encontro não aconteça no mês que vem, quando acontecer será muito importante pra nós, e talvez até mais, por termos esperado um pouco. Tenho certeza de que toda essa preparação espiritual e financeira não será em vão e que a Mãe de Deus vai cuidar pra que tudo ocorra no tempo certo. É isso. Peço que a Mãe de Deus ilumine os corações das assessoras e das meninas hoje à noite, para que tomem a decisão que agrade ao Pai."

"Meninas, nossa vocês não imaginam o que tem me custado acreditar e aceitar que esse encontro pode não acontecer. Esperava muito por esse momento, acho que todas nós, não é?! Bom, mas com todos os e-mail todas as opiniões que vocês colocaram, refleti muito sobre o assunto. Acho que não cabe repetir tudo o que já foi dito, em cada uma, em cada opinião dá p/ ver provas de imensa profundidade e entrega filial, em meio a tudo isso é lindo ver que estamos unidas e entregando TUDO a vontade da Mãe! Nosso lema nos impulsiona a isso, e acredito que ano passado nenhuma poderia imaginar que esse TUDO PELA MISSÃO se manifestasse dessa forma. Durante esses dias, desde que a Ir. Diná enviou o e-mail sempre me veio uma expressão que nosso Pai Fundador sempre aconselhava, a de em momentos e decisões difíceis que nós optássemos pelo que mais nos exigisse sacrifício, e acho que nesse momento, sem dúvida nenhuma, o que mais nos exige um espírito disposto ao sacrifício é a renúncia da nossa vontade, a vontade de haver o encontro, por inúmeros motivos já mencionados. Por isso meninas, acho que meu interior silencia p/ a vontade da Mãe, aconteça o que acontecer, estaremos preparadas para dizer o nosso SIM!!!TUDO PELA MISSÃO, MÃE ENVIA-ME"

ESCLARECIMENTOS DAS ASSESSORAS
Nestes dias refletimos muito sobre a realização do encontro nacional da juventude previsto para o próximo dia 05 e 06 de setembro.
Desde que começaram a aparecer mais casos da gripe A, muitas jovens desistiram de participar do encontro, especialmente do regional Paraná e São Paulo, também algumas aqui do Sul. A comissão nacional ponderou a situação e fez de tudo para que o encontro pudesse acontecer, e de nossa parte, tentamos assegurar a data do encontro com a proposta de realizá-lo com as jovens que continuaram inscritas, no entanto, mesmo com explicações das medidas a serem tomadas e até com uma carta escrita pela Dra Rosângela Lovatto, não conseguimos tranquilizar as jovens e seus familiares.
Para as assessoras do Regional Paraná e São Paulo ficou uma situação difícil, pois os pais das jovens começaram a questionar a questão da responsabilidade pela saúde de suas filhas. Outras dificuldades somaram-se a estas, por exemplo, o não cumprimento das instruções feitas pela comissão nacional especialmente na entrega das fichas.
Na semana passada fizemos uma reunião por 'msn' com a comissão nacional responsável pela organização do encontro. Participei desta reunião e juntamente com as jovens havíamos decidido manter o encontro, no entanto, como nos relatou a dirigente da juventude de Santa Maria, Juliana Gelatti, muitas jovens, de todas as partes do Brasil, enviaram e-mails questionando a realização do encontro devido à situação atual referente a gripe A. Ir M. Diná, Assessora geral do Regional São Paulo comunicou-nos a desistência de muitas jovens pelo mesmo motivo.
Com tudo isto decidimos promover uma nova reunião pelo 'msn neste domingo (09 de setembro), onde mais jovens puderam estar presentes. Com a 'sala' lotada damos espaço para que cada estado pudesse se manifestar. Percebemos, de toda parte, o desejo de realizar o encontro, mas ao mesmo tempo o pedido quase unânime que fosse transferido para outra data devido à situação do momento.
Na reunião não foi possível chegar a um acordo e como já era tarde as jovens decidiram deixar a decisão para as assessoras que estão também na comissão nacional. Aqui no Sul conversamos com as assessoras presentes em Santa Maria na segunda-feira, (Ir. M Fátima – POA, Ir. M. Rosequiel – Santo Ângelo, Ir. M. Silvana – SM e eu – FW). Ir. M. Lúbia (Assistente das Irmãs) também esteve presente. Analisamos a situação e todo o trabalho realizado pelas jovens desde dezembro do ano passado. Vimos todas as conquistas das quais cito a Revista RTA Brasil e o Blog da juventude. Olhamos a realidade concreta e concluímos que não há clima para um encontro nacional agora, além disso, não há mais vagas para hospedagem no Centro Mariano neste ano e para 2010 também teremos dificuldades, mas não é impossível encontramos um momento. A Mãe de Deus há de preparar este momento. Como penhor oferecemos a renúncia do encontro agora. Também todas as assessoras do Regional Paraná e São Paulo estavam reunidas em Atibaia nestes dias e se ocuparam profundamente com questão. O que mais pesou foi a responsabilidade pelo Ramo e por cada uma particularmente, pois qualquer situação indesejável que viesse ocorrer as últimas responsáveis seriam as próprias assessoras. Todas essas considerações e os próprios questionamentos das jovens nos levaram a esta decisão, apesar de todo o nosso anseio, expectativa e amor com o qual estávamos preparando este momento único.
Em seguida conversamos com as lideranças de Santa Maria que são as responsáveis diretas por toda a organização local do encontro. Juntas oferecemos o grande sacrifício da renúncia e colocamos nas mãos da Mãe todo o tempo, gastos econômicos e o trabalho na preparação do encontro nacional. Nossa Rainha o aceita e nos retribuirá com o fortalecimento de nosso “campo de lírios”.

2 comentários:

  1. Fico triste pelo adiamento por todo o trabalho e empenho de todas. Mas Fico feliz por agora vou poder participar!
    Beijos lírios!

    ResponderExcluir
  2. Que pena não é meninas?!
    Mas vamos pensar... A Mãe cuida perfeitamente,
    e talvez em outra data seja mais seguro para tantas meninas mais irem :).

    E vamos continuar rezando para que essa pandemia passe!

    Nos cum prole pia...
    Pri - Jufem Jaraguá/SP

    ResponderExcluir